A importância da vitrine na sua loja
- theworksign
- Dec 13, 2019
- 4 min read
A vitrine de uma loja é o ponto alto do trabalho de marketing. Isso porque o investimento na identidade visual se mostra como uma forma de aprimorar o relacionamento com os clientes e mostrar o conceito da empresa. Por isso, as estratégias de propagandas devem ser visualmente atrativas e estimular os sentidos. O grande segredo envolve compreender que o varejo está cada dia mais competitivo. Em função disso, destinar as verbas adequadas para tornar a fachada do ponto de vendas mais atraente deve fazer parte do planejamento de vendas em longo prazo. Interfere na decisão de compra A maior parte das decisões de compra é feita no ponto de vendas (PDV). Quando o cliente vê, por exemplo, uma campanha publicitária atrativa pela televisão ou pela Internet, ele espera chegar à loja do anunciante e encontrar boa localização e atração visual. Caso esses fatores não estejam evidentes, provavelmente, a compra não será efetuada. Outra situação comum mostra a importância de investir visualmente: o cliente em potencial sai de casa sem a intenção de comprar, mas, passando por uma loja que o chama a atenção, a temática da vitrine é tão bonita que ele acaba impelido a entrar para olhar o que aquele estabelecimento tem a oferecer — e, assim, acaba comprando. Mesmo com o comércio virtual ganhando muitos adeptos, a maioria das pessoas ainda prefere ter uma experiência presencial completa no momento de escolher o que comprar. Diante dos estímulos sensoriais, a percepção do valor agregado à marca se acentua e é ali que o relacionamento com o público começa a partir de um plano de ação bem elaborado. Agrega valor ao produto É preciso que o empreendedor dedique atenção especial à vitrine da loja. Não adianta deixá-la sempre igual e nem fazer mudanças de qualquer forma ou sem um planejamento estratégico. A dica, aqui, é se lembrar que as ocasiões sazonais devem estar de acordo com a decoração do PDV, com a intenção de incentivar o consumo. Datas promocionais, estações do ano, grandes feriados ou eventos relevantes devem ser levados em consideração na hora de escolher as peças e a decoração que vão compor a vitrine. Saiba que quando um produto é exposto, ele normalmente vende mais do que outros da loja. Por isso, dê preferência para expor itens dos quais haja muito estoque. Assim, você evita que seu cliente entre com a expectativa de comprar e acabe frustrado por não ter seu tamanho, por exemplo. Cria uma identidade visual Todo mundo já assistiu ao comercial de uma marca famosa e soube do que se tratava antes mesmo do logotipo surgir. Algumas empresas são reconhecidas apenas por suas cores ou pelo design dos produtos. Isso acontece porque trazem uma identidade visual bem desenvolvida e impactante aos clientes. Para conseguir esse feito, torna-se necessário apostar em algumas práticas na vitrine da loja. Vera abaixo: Calendário de datas O segredo para se destacar da concorrência e conversar diretamente com o público-alvo é montar um calendário de datas eficiente. Como já citamos anteriormente, o varejo de modo geral cria bastante expectativa antes de comemorações, como Dia das Mães ou Dia das Crianças. Tendo isso em mente, você precisa se concentrar em estratégias diferenciadas para aumentar a competitividade. A vitrine deve variar de acordo com cada campanha de marketing dentro de um alinhamento diferenciado. Pense na iluminação, disposição dos produtos e destaque para promoções especiais. Cenários temáticos Ao organizar a vitrine para ocasiões especiais, deve levar em conta a importância de reforçar a comunicação visual e as cores da empresa. De nada adianta ter todo um aparato decorativo se não existir nenhuma referência ao conceito da loja. Por mais que o cliente se interesse pelas ofertas, dificilmente ele associará essa compra à proposta da marca. Ou seja, no momento em que a formação de uma vitrine for definida, crie um cenário diferenciado com base em banners, adesivos e elementos de fácil identificação. Checklist decorativo Durante o trabalho, as mudanças na vitrine são constantes para atender a diferentes estratégias. Dessa forma, monitorar cuidadosamente essas alterações é questão fundamental para mensurar o retorno do público diante de cada aposta. Com um checklist em mãos, sempre que a vitrine precisar ser renovada ou repetir um projeto de sucesso, fica mais fácil otimizar todo o processo de montagem. As compras de novos itens decorativos também se tornam mais conscientes e ajudam a reduzir os gastos desnecessários no orçamento da empresa. Tendências de mercado Ficar por dentro do que seu público-alvo deseja é indispensável para alcançar o sucesso nas vendas. Sem compreender as necessidades e as dores dos clientes, aumentar a competitividade é, com certeza, uma tarefa mais difícil. Por este motivo, aposte em lançamentos que são tendências na vitrine. Caso seja possível criar descontos relacionados aos itens expostos, as chances de fidelizar o comprador são extremamente altas. Antecipe-se em relação às novidades do segmento e saiba colocá-las dentro do contexto adequado para mostrar as vantagens desse tipo de oferta. Pronto! Agora você já sabe como a disposição da vitrine faz diferença no ponto de vendas. O mais importante é ter em mente que um plano de ação bem elaborado é fundamental no retorno de lucros da loja e melhora o posicionamento de mercado.
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